Palavra do Padre
Amados irmãos, a paz.
A fé católica no Brasil está em festa. Celebra-se, pois, os 300 anos que a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada nas águas do Rio Paraíba. Um sinal profético da mãe de Jesus oferecida por Deus ao sofrido povo simples, que jazia em grande sofrimento em uma nação onde a escravidão ditava as rédeas da sociedade. Do povo, ganhou o título de Aparecida e ainda hoje atrai milhares de devotos que através dela encontram o caminho do Cristo. Assim é, pois a verdadeira devoção à mãe de Jesus.
De fato, ainda hoje se lança muitos questionamentos sobre o verdadeiro sentido de prestar honra a mãe do Senhor. Há, pois quem encontre aí uma brecha para a idolatria ou outro tipo de pecado. No entanto podemos dizer que Maria não é e nem quer ser maior que o próprio filho, por isso se mostrou pequena como sua imagem, e mulher simples e servidora. Nós católicos a amamos imensamente porque Deus a amou primeiro e reconhecemos nela as primícias dos céus, um presente divino para nós. Ora contemplar a pequena imagem nos leva a grandes e profundas reflexões. Recorda-se, pois da mulher do sim autêntico, sem reservas que se entrega ao seu Senhor plena e totalmente. Ela de fato experimenta o Espírito de uma forma que ninguém antes tinha experimentado, por isso mesmo há nela lugar para outros amores que não sejam estreitamente espirituais.
Observa-se ainda na pequenina escultura a posição de uma mulher que ora constantemente, intercede pelos seus. É para nós a mulher guerreira na oração e nos ensina a estar sempre de pé de mãos clementes para pedir e rogar. A mãe do Senhor se apresenta como a mulher grávida valente, carrega em si o Cristo é portadora da alegria e Senhora da esperança. Ensina-nos de fato a nunca perdemos do horizonte a capacidade de esperar em Deus, na confiança de que Ele nunca nos decepciona. No tempo certo a graça repousará sobre nós e em todos os que creem.
Que nestes 300 anos de devoção e fé a mãe de Jesus com o título de Aparecida, cada um possa colher dela os muitos sinais de que de fato Deus é conosco e que com Ele jamais seremos aniquilados pelas tempestades deste mundo cruel e cheio de desavenças. Mãe Aparecida conduz teu povo ao Cristo hoje e sempre!
Pe. Schneider Gomes da Silva.
Comentários
Postar um comentário