Qual o significado do casamento católico?
Encontrar a pessoa certa e sentir em seu coração a vontade de comprometer-se perante Deus é uma decisão de grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, trata-se de um ato de amor verdadeiro e devoção. É no matrimônio que o amor divino se fortalece e consagra o amor entre o homem e a mulher, com a finalidade de manifestar-se por meio dele. Ainda que a união entre os seres humanos seja também reconhecida e assegurada pelas Lei dos homens, existem inúmeras razão pelas quais os cristãos devem celebrar o matrimônio na igreja católica. Por isso, veja aqui qual o significado do casamento católico e saiba porque este sacramento tem tanto importância para o cristianismo.
O significado do termo “Matrimônio”
Antes de entendermos como o casamento tornou-se um dos sete sacramentos cristãos é necessário analisarmos o seu sentido. O termo “matrimônio” vem do latim matrimonium, sendo um derivado da palavra mãe e, por fundamento, segundo Santo Agostinho, é o ato de conduzir uma mulher às núpcias e de torná-la mãe.
Dessa forma, já é possível perceber que o casamento não irá se resumir apenas pela união entre o homem e a mulher, mas também pela formação de uma nova família.
O sacramento do matrimônio
Dos sete sacramentos da igreja católica, o matrimônio é o mais peculiar de todos. Isso porque, diferente da ordem, do batismo e do crisma, por exemplo, o casamento é um sacramento que só se consuma havendo dois participantes. Além disso, o matrimônio também não é ministrado por um sacerdote, mas sim, pelos próprios noivos, que pedem e recebem a benção divina por meio do padre para a formação de uma nova família, tornando-se uma unidade e não mais duas pessoas distintas.
Enquanto os outros seis sacramentos foram instituídos por Cristo, o matrimônio á anterior ao próprio Cristianismo. Contudo, foi Jesus que o elevou à dignidade de sacramento e o reconheceu como fundamental na instituição marital. Por isso mesmo, ele não pode ser desfeito por força nenhuma na Terra, somente quando há a morte de um dos conjugês.
Qual é o propósito do casamento católico
Segundo o Código de Direito Canônico, o matrimônio é definido como “O pacto matrimonial, entre os batizados, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, foi elevado por Cristo, como Senhor, à dignidade de sacramento.” (Cân.l055 §1).
Assim, entende-se o casamento, de acordo com a igreja católica, como a união entre o homem e a mulher com a finalidade de ter filhos e perpetuar o amor mútuo por meio de uma família educada nos conceitos cristãos.
As simbologias presentes na cerimônia católica
Como já foi dito, o casamento é o único sacramento que não é ministrado pelo sacerdote, e sim, pelos noivos que decidem, de livre e espontânea vontade, unir-se perante Deus. Contudo, cabe ao ministro da igreja conduzir a cerimônia e ceder a benção divina para o homem e para a mulher.
A cerimônia do casamento católico pode ser dividia em seis etapas, sendo que cada uma carrega um significado particular:
– A procissão de entrada simboliza o encontro de duas vidas;
– O início da celebração feita pelo sacerdote anuncia a união de duas pessoas;
– O rito do matrimônio carregar as promessas de intenções dos noivos;
– O encerramento do sacerdote declara os noivos como marido e mulher;
– As assinaturas afirmam o compromisso civil e religioso testemunhado;
– A procissão de saída simboliza a nova caminhada e apresentação da família recém instituída.
É por todos esses motivos que para os mais religiosos, o significado do casamento católico é tão importante quanto a celebração da união civil. Para entender a diferença entre os dois, leia nosso artigo sobre as particularidades do casamento civil e na igreja católica!
Comentários
Postar um comentário