Sete Dores de Maria
Setembro é tradicionalmente dedicado as Sete Dores de Maria, visto que a festa de Nossa Senhora das Dores também cai em setembro. As Dores são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus em Jerusalém por três dias, o encontro com Jesus em seu caminho ao Calvário, ficar aos pés da Cruz, a descida de Jesus da Cruz, e o sepultamento de Cristo.
Nossa Senhora das Dores, um dos nomes pelos quais Maria é venerada, é uma das mais fortes devoções do nosso País. De Norte a Sul existem procissões, romarias e festas em honra de Nossa Senhora das Dores, assim chamada como forma de homenagear as 7 dores de Maria, sofridas pelo amor ao seu filho, Jesus.
O dia 15 de Setembro é consagrado a Nossa Senhora das Dores, homenageando as sete dores que Maria sofreu, conforme são contadas na Bíblia. Cada dor corresponde a um momento de enorme sofrimento na sua vida de mãe. Nossa Senhora das Dores, também chamada Nossa Senhora do Pranto, Nossa Senhora das Angústias ou Nossa Senhora das Lágrimas, entre outras designações semelhantes, é representada com sete flechas espetadas no coração.
As 7 dores de Maria são:
1 - A profecia de Simeão sobre Jesus
Simeão era um bom homem, a quem o Espírito Santo prometera que "não havia de morrer sem ver o Cristo do Senhor". Quando Maria e José foram apresentar o Menino Jesus ao Templo de Jerusalém para cumprir a Lei judaica de consagração do filho primogénito, cerca de 40 dias após o seu nascimento, estava lá Simeão, que tomou o Menino Jesus nos seus braços, tendo-lhe recitado o cântico que ainda é usado pela Igreja e que profetiza a redenção do Mundo porJesus:
"Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.» (Lucas 2:29-32)
Em seguida, Simeão abençoou-os e disse a Nossa Senhora: 'Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição'.» (Lucas 2:34-35).
2 - A fuga da Sagrada Família para o Egito
Quando os 3 Reis Magos foram adorar o Menino Jesus, dirigiram-se primeiro a Herodes para lhe perguntar onde podiam encontrar o recém-nascido "Rei dos Judeus". Ciumento e receoso de perder o trono, Herodes mandou matar todos os recém-nascidos da região, e por esse motivo José e Maria tiveram de levar o Menino Jesus para o Egito. Este episódio da vida de Maria deu origem a Nossa Senhora do Desterro, a quem muitas vezes se reza para pedir proteção em viagens.
3 - O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias
Teria Jesus cerca de doze anos quando foi com os seus pais a Jerusalém aquando da celebração da Páscoa judaica. Ao regressarem, os seus pais não se aperceberam que Jesus não os acompanhava, pois pensavam que iria mais à frente com outros familiares. Ao aperceberem-se da ausência de Jesus apressaram-se a regressar a Jerusalém, onde o encontraram só ao fim de 3 dias, no Templo, em animado debate com os anciãos, estupefactos com a sua inteligência e sabedoria, sendo de tão tenra idade. Maria, em alvoroço por não saber de seu filho, repreendeu-o, mas Jesus retorquiu:
«Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?» (Lucas 2:49).
4 - O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23:27-31).
A caminho da sua crucificação, Jesus teve de carregar ao ombro a sua própria cruz até ao calvário. A dado ponto do percurso, Jesus encontra-se com sua Mãe, que vê o martírio do seu filho.
5 - Maria assiste ao sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater (João 19:25-27).
A Stabat Mater (do latim "Estava a mãe") é uma prece do século XIII que descreve o tormento de Maria ao ver o seu filho agonizar na cruz.
6 - Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27:55-61).
A lamentação de Cristo designa o momento em que, depois da crucificação, o corpo de Jesus Cristo foi retirado da Cruz, sendo colocado nos braços de sua mãe. Esta imagem, de Jesus desfalecido nos braços de Maria, é a chamada Pietá, amplamente representada na arte.
7 - Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro.
Depois de retirado da crz, Jesus foi colocado num túmulo, por um fariseu chamado José de Arimateia.
Fonte: http://www.mariahelena.pt
Comentários
Postar um comentário