Curiosidades sobre a Bíbla - Como surgiu a Bíblia?

Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas têm dúvidas sobre a Bíblia. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma minibiblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. É interessante observar que alguns livros possuem poucas ou até mesmo uma única página escrita, mas mesmo assim são considerados como livros. 


A palavra Bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento
Aproximadamente 40 homens escreveram os 73 livros da Bíblia, contudo, a Bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura (bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.
A Bíblia é dividida em duas partes, o Antigo Testamento contendo os livros que narram a história do Povo de Deus e foram escritos antes de Cristo, correspondem a Primeira Aliança e o Novo Testamento contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, foram escritos depois de Cristo, correspondem à Nova Aliança.
Essas duas grandes divisões estão, ainda, subdivididas de acordo com o conteúdo dos livros. Temos assim, para o Antigo Testamento:
1.    Livros da Lei: também chamados de Pentateuco, isto é, os "cinco livros" de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito: Israel.
2.    Livros Históricos: são os livros que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.
3.    Livros Didáticos: ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus.
4.    Livros Proféticos: foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.
Enquanto que, para o Novo Testamento, temos:
1.    Livros do Evangelho: narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo.
2.    Livro Histórico: apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido.
3.    Epístolas: são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos.

4.    Livro Profético: traz a vitória de Cristo e sua Igreja sobre as forças do mal e o juízo final."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sinal da Cruz é uma oração importante

Ser catequista é ser jardineiro de gente

Parábolas de Jesus