Maria é conhecida por muitos títulos diferentes.

Nossa Senhora é uma só; a Mãe de Jesus, Mãe de Deus humanado; mas o povo católico, e também a Igreja, lhe deu muitos títulos, em vista de sua devoção a ela. É uma forma natural que seus filhos encontraram para homenagear a única Mãe e Senhora, e mostrar-lhe a confiança em sua intercessão materna.

Por estes nomes os povos devotam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser de 3 naturezas:



Litúrgica: compreende as invocações criadas pela Igreja e estão relacionadas ás comemorações litúrgicas.
Histórica: compreende, de modo abrangente, as invocações surgidas ao longo da história do cristianismo, referindo-se, geralmente, aos lugares onde determinado culto da Virgem Maria foi iniciado.
Popular: compreende as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades.



Ela é a Mãe da Igreja, é Mãe de cada batizado, pois Jesus nos deu aos pés da Cruz, instantes antes de Sua morte: “Mulher, eis ai o teu filho!” (João 19,25-26).

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países, houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos. Além desses, há também os títulos que derivam dos dogmas relativos a Virgem Maria, que exprimem a fé mariana da Igreja Católica.

A Virgem Maria como a mais sublime de todas as criaturas de Deus, e por sua excelsa posição possui muitíssimos títulos, em que ela é invocada, venerada e amada.

Na verdade, são incontáveis tantos títulos que a Igreja e o povo de Deus lhe confere, expressando maravilhosamente sua devoção a Ela. Sem dúvida o Coração de Jesus se alegra com isso. Quem não gosta de ver sua mãe exaltada? A cada invocação que o povo lhe dirige, a cada lágrima que se derrama a seus pés, a cada súplica que lhe chega ao Coração, a boa Mãe nos socorre como no caminho do Calvário consolou Jesus.


Vimos que os vários títulos ou nomes da Santíssima Virgem Maria têm as mais variadas origens. Os títulos podem ter sua origem na devoção popular, nas aparições e manifestações de Nossa Senhora ou nos dogmas marianos. No entanto, todos esses títulos, todos esses nomes, têm em comum o fato de que dizem respeito a uma pessoa, que é a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo.

Desde os primórdios da Igreja Católica, a devoção a Nossa Senhora, sob os seus diversos títulos, ajuda-nos a perseverar na fé católica e a combater as heresias. Entretanto, mais do que outrora, devemos invocar a Virgem Maria, sob seus mais diversos nomes, para que a nossa fé não desfaleça. Sobre essa importância da devoção a Nossa Senhora em nossos dias, o então Cardeal Joseph Ratzinger já dizia: “Hoje, neste confuso período, em que todo tipo de desvio herético parece se amontoar às portas da fé católica, compreendo que não se trata de exageros de almas devotas, mas de uma verdade hoje mais forte do que nunca”.

Nossa Senhora, vencedora de todas as heresias, rogai por nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sinal da Cruz é uma oração importante

Ser catequista é ser jardineiro de gente

Parábolas de Jesus