A importância da Palavra de Deus
“A palavra de Deus é viva, é realizadora, mais afiada do que toda a espada de dois gumes: ela penetra até onde se dividem a vida do corpo e a do espírito, as articulações e as medulas e é capaz de distinguir as intenções e os pensamentos do coração” (Heb 4,12).
Desde o princípio, a Igreja vive da Palavra de Deus. Em Cristo, Verbo encarnado sob a ação do Espírito Santo, a Igreja é “como que sacramento ou sinal e também instrumento da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1). A Palavra de Deus é também o motor inesgotável da missão eclesial, tanto para os que estão perto como para os que estão longe. Obedecendo ao mandato do Senhor Jesus e entregando-se à força do Espírito Santo, a Igreja está, portanto, em permanente estado de missão (cf. Mt 28,19).
É necessário que toda a pregação eclesiástica, bem como a própria religião cristã, se alimentem e se orientem na Sagrada Escritura“. O voto de São Paulo, fortalecido pela oração, de “que a Palavra do Senhor se propague e seja glorificada”(2 Tes 3,1) está a realizar-se, com diferentes modalidades, nos vários âmbitos e expressões de vida da Igreja. É um processo que requere a atenção da fé, a dedicação apostólica, uma cura pastoral inteligente, criadora e constante, e que se aprende também na experiência partilhada. Uma pastoral bíblica, ou melhor, uma pastoral constantemente animada pela Bíblia, é uma exigência que hoje se propõe a toda a comunidade na Igreja.
O Documento Verbum Domini é um apelo apaixonado dirigido pelo Papa aos pastores, aos membros da vida consagrada e aos leigos a terem uma familiaridade cada vez maior com a Sagrada Escritura, nunca esquecendo que no fundamento de toda a autêntica e viva espiritualidade cristã se encontra a Palavra de Deus anunciada, escutada, celebrada e meditada na Igreja. “Num mundo que, muitas vezes, sente Deus como supérfluo ou estranho — escreve — não há maior prioridade do que esta: reabrir ao homem de hoje o acesso a Deus, ao Deus que fala e comunica o seu amor”.
A Palavra de Cristo habite em vós com abundância, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros, com toda a sabedoria. E, com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai” (Col 3, 16-17).
Comentários
Postar um comentário